BACK
Saúde

Café da manhã sem culpa!

Muito se fala que devemos ter o café da manhã de um príncipe, mas isso significaria uma refeição farta, não é? Será que é isso mesmo?

Hora de tirar as dúvidas do que comer e beber no café da manhã com Nutricionista Daiane Spitz! Atenção às dicas e bom café da manhã para vocês!

Se engana quem acha que, para emagrecer, devemos pular o café da manhã. Sua omissão está associada ao aumento do risco de obesidade, principalmente devido à substituição por alimentos com alta densidade calórica e poucas fibras durante o dia.

Click to continue reading

COMPOSIÇÃO

Como primeira refeição do dia, sua composição deve ser um mix de alimentos estimulantes e que confiram saciedade. Boas fontes de proteína, carboidratos e gorduras podem fazer parte, tudo vai depender da sua rotina e prática de atividade física.

O QUE BEBER?

Para beber, invista no café! Termogênico e rico em polifenóis antioxidantes, é um excelente estimulante, auxiliando na manutenção da disposição no trabalho e no treino.

IMPORTANTE!

Evite adoçar o café ou comece reduzindo gradativamente a adição de açúcar na bebida. Sim, é possível e em breve nem sentirá falta!

SUPER DICA! Experimente adicionar canela que, além de saborosa, torna-se uma interessante opção aos indivíduos com foco no emagrecimento, devido ao seu potencial termogênico!

OUTRAS OPÇÕES

Para os cafeína-sensíveis, indivíduos que apresentam alguma restrição ao consumo de cafeína ou que simplesmente querem variar, temos os sucos!

Sucos nutritivos são aqueles que apresentam um mix de fibras e vegetais na sua composição. Além da fruta, gengibre, fibras da linhaça, chia, biomassa de banana verde, beterraba, couve e cenoura podem e devem fazer parte do seu suco! São infinitas as combinações! Experimente!

E O QUE POSSO COMER?

Fontes proteicas devem estar presentes no seu café da manhã. Ovo cozido, mexido, pasta de grão de bico, queijos e iogurtes com teor reduzido de gordura são exemplos de ótimas opções.

Com relação aos carboidratos, a mandioca, batata-doce e inhame, além de preparações contendo tapioca com chia podem ser utilizadas!

Você pode variar ainda sua fonte de carboidrato com frutas, como a banana e o mamão. A combinação de frutas com a aveia, quinoa e amaranto é excelente!

E O MEU PÃOZINHO?

Pães, biscoitos e torradas integrais podem? Podem sim, embora devam estar presentes em pequena quantidade, sempre variando e priorizando as demais opções.

O grande problema dos farináceos são os aditivos presentes nas principais marcas encontradas nos supermercados. Além disso, seu consumo excessivo está associado ao ganho de peso e distensão abdominal.

Caso não consiga abrir mão do pãozinho, existem opções mais naturais de pães artesanais, com fibras.

GORDURA NÃO VAI ME ENGORDAR?

A nutricionista Dra. Daiane Spitz explica: Não! Tudo dependerá da quantidade e da qualidade! Gorduras insaturadas do azeite de oliva extra-virgem, das oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes) e do abacate vão conferir saciedade e podem ser ingeridas in natura ou na forma de pastas.

ÓLEO DE COCO PODE?

Polêmico, o óleo de coco é composto predominantemente por gordura saturada e é rico em TCM, triglicerídeos rapidamente metabolizados. Mas ele pode ser utilizado como opção de pré-treino líquido para praticantes de atividade física, com bom condicionamento, para cozinhar ou agregar sabor ao seu café da manhã. Sua indicação é bem individualizada e, como todo o óleo, não deve ser utilizado em excesso!

É SEMPRE BOM REFORÇAR QUE…

Não existe receita pronta! Cada indivíduo é único, com sua própria história, rotina, preferências, metabolismo e composição corporal.

O importante é não exagerar nas porções, buscar o equilíbrio na quantidade das diferentes fontes e priorizar sempre alimentos frescos e nutritivos!

Aproveite esse momento para degustar sabores, compartilhar experiências e conversar com a família! Seu dia começará muito mais feliz!

Taí super dicas de um café da manhã saudável com a Nutri Daiane Spitz!!! Aproveitem! Beijocas

Daiane Spitz – Nutricionista

https://www.instagram.com/daianespitz.nutri/

Por: Daniela Christoffer

https://www.danichristoffer.com/

https://www.instagram.com/danichristoffer/

Foto: Freepik

Tags: cafe da manha, sem culpa, nutricao, nutricionista, dica, saudavel, Esporte, saúde, danichristoffer, Fleekus