BACK
Saúde

Cortar o glúten emagrece?

Falou em emagrecimento, falou em cortar o glúten. Mas será que retirar da alimentação todos os alimentos que contém glúten/farinha branca emagrece mesmo?

Quem nunca ouviu esse frase: “É só cortar o glúten/farinha branca que eu emagreço!"

Mas o que é o glúten? É um composto de proteína encontrado nos cereais, trigo, centeio, cevada ou malte e que, juntamente com a água, deixa alimentos como pão, massas e biscoitos ainda mais elásticos. Algumas pessoas tem mais dificuldade de digerir esses alimentos e desenvolvem a intolerância ou alergia ao glúten, a chamada doença Celíaca. Mas isso é assunto para outro dia!

Click to continue reading

Tirar o glúten da dieta emagrece mesmo?

Isso realmente pode acontecer, mas o que precisamos entender é que o mérito da perda de peso não está diretamente ligado à restrição da farinha branca.

Segundo a Laísa Matos, nutricionista clínica, esportiva e estética, isoladamente o glúten não tem o poder de engordar, bem como a sua restrição, por si só, não é a solução para o seu emagrecimento.

Neste contexto, o que te fez emagrecer foi a REDUÇÃO da ingesta calórica!

A maioria das preparações que levam farinha branca são altamente calóricas e costumam ter boas quantidades de açúcares e/ou gorduras. Ex.: bolos, pizzas, massas, pães, doces e vários snacks.

O que de fato aconteceu foi que você deixou de de consumir preparações com alta densidade calórica e deu espaço para alimentos menos calóricos, provavelmente mais saudáveis. A menor ingestão calórica te colocou em DÉFICIT CALÓRICO e, por este motivo, você emagreceu, explica Laísa.

Em artigo publicado pela Fap sobre “Dieta sem Glúten: Realidade para alguns e modismo para outros”, chegou-se a conclusão de que a dieta sem glúten deve ser usada em casos de DC, sensibilidade ao glúten e a adoção da dieta sem glúten por indivíduos não celíacos pode acarretar inadequação de macronutrientes e micronutrientes, o que não é saudável para indivíduos não celíacos.

Sendo assim, esta pesquisa na literatura mostra que não há comprovação científica de que a exclusão do glúten da alimentação tenha ligação com a perda de peso.

Quando começamos uma dieta ou pensamos em emagrecer, conscientemente já mudamos nossos hábitos, observamos mais os alimentos que levamos à boca e muitas vezes adicionamos uma atividade física. Isso tudo contribui para alcançarmos o objetivo mais rapidamente.

Suponhamos que você tenha deixado de consumir alimentos com farinha de trigo mas continuou o alto consumo de opções mais calóricas como bebidas alcoólicas, frituras, carnes gordurosas, e até mesmo alimentos saudáveis além das quantidades ideais para você. Neste cenário, mesmo diante da restrição já colocada, haverá grandes chances de não emagrecer ou de ganhar peso, explica a nutri Laísa.

A solução não está na retirada do glúten e da farinha branca, e sim no balanço energético negativo que essas trocas podem te proporcionar!

A Nutri Laísa explica que desde que você esteja em uma estratégia alimentar saudável, nutritiva e bem planejada por um nutricionista você não precisará excluí-los para emagrecer! A exclusão ou a retirada provisória podem ser necessárias em casos de restrições alimentares e algumas patologias.

Consulte um(a) nutricionista para te ajudar, você não precisa "cortar" alimentos para emagrecer!

Tudo é equilíbrio e constância!

Por: Dani Christoffer

https://danichristoffer.com/

Fontes:

tuasaude.com

fap.com.br

https://www.instagram.com/accounts/login/?next=/laisamatos.nutri/

Tags: gluten, Esporte, saúde, nutricao, glutenfree, Alimentação, celiaco, danichristoffer