BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Dietas de curto prazo!

Vai chegando o fim de ano e a gente se desespera! Quem não engordou na Pandemia? A mudança na rotina, as consequências do confinamento resultaram, para muitas pessoas, em quilinhos a mais.

E agora com a proximidade das festas de fim de ano, do verão, o despespero bateu forte.

Acontece que muitas dietas de curto prazo, ou melhor com o prazo curto, são sempre as opções.

Click to continue reading

Mas segundo a Endocrinologista, Especialista em Ortomolecular Dra. Saliha Mello, a primeira medida é se tornar autorresponsável pelos resultados que vem tendo até então. Não colocar a culpa nas circunstâncias, no estresse ou nos outros para não ter feito o que já deveria vir fazendo ao longo da vida para ter um corpo mais e saudável. Perfeito! Se você já tem a maturidade para assumir os seus erros e pretende verdadeiramente modificar o corpo de maneira definitiva, procure um profissional para te ajudar.

Primeiro passo, produre um profissonal!

Endocrinologista, nutricionista, psicólogo, educador físico. Procure aprender tudo que pode a respeito dos assuntos relacionados a saúde. Aprenda a focar e manter-se focado naquilo que é mais importante para você, independente do objetivo.

TÁ COM PRESSA?

Muita calma nessa hora! As Dietas de curto prazo são recomendadas em alguns casos e quando existe indicação médica para tal. Atletas que precisam cair de peso para competições ou fisiculturistas que precisam desidratar na última semana para ficar com o shape mais definido. Também existem as pessoas com muitas comorbidades que precisam de uma dieta radical e de curto prazo para baixarem rápido de peso, porque nesses casos o excesso de peso complica ainda mais uma doença pré-existente. Tirando esses casos, não existe indicação de dieta radical de curto prazo.

Em todos os casos acima, os pacientes devem estar em contato direto com o seu médico, pois existe o risco de mal estar relacionado a hipotensão, perda de eletrólitos, hipoglicemia, síncope (desmaio), coma e parada cardiorrespiratória.

VAI COMEÇAR UMA DIETA?

É muito séria a restrição alimentar e de líquidos, principalmente quando não indicada e não acompanhada por profissionais da área da saúde.

DICAS!

Focar naquilo que é importante. Não deixar o autoboicote falar mais alto e não deixar que sua mente pregue peças e afaste você do seu objetivo. Agora, vamos falar de objetivos reais, ok?

MILAGRE? NÃO EXISTE!

Por qual motivo uma pessoa, que não faz nada o ano inteiro e agora, em dezembro, praticamente, quer perder os 20kg que gostaria de ter perdido ao longo do ano? Acredito que temos que trabalhar com metas viáveis. Metas inviáveis, pelas quais é preciso arriscar a saúde demais não valem a pena e frustram a gente no final das contas (porque são inviáveis). E o cérebro humano não lida bem com as frustrações. É muito provável que diante da frustração a pessoa desista de tudo e no ano seguinte queira novamente passar pela mesma situação.

Em resumo a Dra. Explica que resultados em curto prazo exigem mais FOCO. E esse foco deve ser dado sem que se desrespeite os limites do próprio corpo.

MUDANÇAS!

Quando modificamos uma alimentação rica em industrializados para uma alimentação mais saudável e equilibrada, inicialmente sentimos falta daqueles alimentos nos quais éramos viciados (açúcar, aditivos químicos diversos…). Mas logo de início sentimos uma melhora do bem estar geral, mais disposição física e mental, melhora da imunidade, controle dos níveis pressóricos e glicêmicos, redução dos níveis de insulina, melhora da permeabilidade intestinal e restauração da microbiota, restauração na produção de neurotransmissores cerebrais… enfim, a gente melhora sistemicamente. Consequentemente, nosso rendimento nos treinos melhora, nosso desempenho no trabalho melhora, e a vida melhora.

COMIDA DE VERDADE!

Quanto mais a gente puder deixar que o alimento seja o nosso medicamento, melhor. Isso não significa viver mais (porque muitas vezes o paciente pensa assim:”ahhh, vou morrer mesmo, então vou comer”), mas viver melhor. Sempre falo o seguinte: ok, todos vamos morrer, mas o problema não é morrer, o problema é ficar vivo e preso dentro de um corpo doente. Eu quero que você tenha qualidade de vida nos anos que você tem ainda pela frente.

Em geral, em 21 dias o corpo já se adaptou a nova estratégia alimentar. Explica a Dra. Saliha.

O ENDOCRINOLOGISTA!

É o médico responsável por trazer as desordens hormonais. Em se tratando de obesidade e sobrepeso, o endocrinologista pode ajudar em determinados medicamentos que auxiliam a contrabalancear o excesso de alguns hormônios muito anabólicos que aumentam quando o paciente ganha peso. Além disso, ele pode investigar outras alterações hormonais associadas a obesidade e as controla através da adm de hormônios e medicamentos. No meu caso, como endocrinologista e ortomolecular, eu procuro não só tratar essas alterações, mas todos os desequilíbrios bioquímicos que acontecem no corpo de uma pessoa obesa. E faço isso com introdução de alguns alimentos específicos e formulações ortomoleculares. E o resultado é ainda mais surpreendente. Conta a Dra.

RECEITA IDEAL?

Existe uma receita ideal para cada pessoa em determinado momento de sua vida. Essa mesma receita pode já não ser ideal na continuidade do tratamento. Por isso a necessidade de acompanhamento e de individualizar.

Receita, cada um tem a sua!

Vemos, às vezes, pessoas pegam receitas de amigos (prescritas por médicos) e copiam para emagrecer. Ou pegam na internet, mandam manipular e não tem resultado algum. NÃO FAÇA ISSO!

Isso acontece porque aquela receita não foi feita para aquela pessoa. Pois, cada substancia que colocamos em uma formulação tem intuito foi pensada naquele indivíduo. Então receita ideaL existe e dietas de curto prazo são mais complexas que imaginamos.

Simplesmente comece mudando seu estilo de vida, opte por comida de verdade, menos alimentos industrializados, mais verduras, frutas. Inclua atividade física na sua rotina, trace uma meta a longo prazo e não perca o foco, os resultados virão o mais rápido que você imagina!

Vamos cuidar da nossa saúde e da nossa imunidade, o corpo vai agradecer!

Por: Daniela Christoffer

Blog: https://www.danichristoffer.com/

Instagram: https://www.instagram.com/danichristoffer/

Foto: Gulherme Leporace

Tags: dietas curto prazo, #emagrecer, #endocrinologista, comida de verdade, Esporte, saúde, daniela christoffer, Fleekus