BACK
Saúde

HIIT – Treino Intervalado de Alta Intensidade!

Esse HIIT que vamos falar não é musical, mas tem que ter swingue para aguentar. E atenção, com ele a gente emagrece mesmo!

Estamos falando da HIIT, que vem do inglês (High intensity interval training), traduzindo é o Treino Intervalado de Alta intensidade. Que, na sua pratica, em forma de treino, intercala exercícios de alta intensidade (como sprints), com exercícios de baixa intensidade (como andar em ritmo lento), ou descanso absoluto.

E quem explica melhor o HIIT para gente é Paulo Vale Jr, Personal, Especialista em treinamento de força e Personal Fight (TKD/ Muay Thai).

Click to continue reading

“A popularidade do Treino Intervalado de Alta Intensidade vem aumentando graças aos bons resultados obtidos, tanto em estudos científicos, quanto em relatos não científicos de praticantes da modalidade”. Explica Paulo.

Benefícios do HIIT:

• Aeróbica e anaeróbica

• Pressão sanguínea

• Saúde cardiovascular

• Sensibilidade a insulina

• Perfis de colesterol

• Perda de gordura abdominal e peso corporal enquanto se mantem a massa muscular.

Enquanto para alguns isso, possa soar como bom demais para ser verdade, quando feito corretamente o HIIT é um treino provado, que gera esses benefícios à saúde.

Para o Professor Paulo Vale Jr. o que faz o HIIT tão popular hoje é a facilidade de realização dos exercícios, a adaptação.

E que, ao contrário de muitos outros treinamentos, pode ser facilmente modificado para todos os níveis de aptidão e condições especiais como: em casos de pessoas que tenham diabetes e sobrepeso.

Os treinos com HIIT podem ser em:

• Caminhada

• Corrida

• Corda

• Ciclismo

• Remo

• Natação

• Calistenia

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM) esses treinos de alta intensidade podem variar de 5 segundos até 8 minutos e devem ser realizados entre 80% e 95% da frequência cardíaca máxima estimada de uma pessoa, ou seja, do número máximo de batimentos que seu coração é capaz de efetuar em um minuto e os intervalos de recuperação podem durar o mesmo tempo que os intervalos de treino intenso e devem ser executados entre 40% e 50% da frequência cardíaca máxima.

E esse treino deve intercalar os intervalos de alta intensidade com os intervalos de descanso ativo/absoluto até totalizar um volume de treino de 20 a 60 minutos.

Para desenvolver um programa de treino HIIT, devemos considerar quatro fatores: duração, frequência, intensidade dos intervalos e o tempo de intervalos de recuperação.

Treinos de alta intensidade são geralmente considerados como sendo 80% ou mais da sua capacidade máxima, (o suficiente para tornar uma conversa difícil) e os intervalos de recuperação entre 40-50% da intensidade máxima, (baixo o suficiente para se sentir confortável com a atividade).

Duração e frequência podem variar no treino como por exemplo, de relação 1:1 correspondendo a 4 minutos de intervalo de treino intenso com o intervalo de recuperação também de 4 minutos.

Outros exercícios podem envolver 30 segundos de intensidade de nível máximo, seguidos por 4 a 4,5 minutos de recuperação, repetidos em ciclos de 3 a 5 vezes.

É importante estabelecer a forma do exercício, a força muscular e a amplitude de movimentos antes de iniciar um programa HIIT, para reduzir o risco de lesões.

A intensidade do treino deve ser modificada para respeitar a individualidade como também o nível do desafio ideal para o atleta/aluno.

Exercícios HIIT são mais exaustivos, quando comparados com outros exercícios em estado regular. Por isso um período de recuperação mais longo é muitas vezes necessário.

As recomendações são de começar com um treino HIIT por semana, juntamente com treinos menos intensos, para depois quando se sentir mais preparado para o próximo desafio, adicionar um segundo treino HIIT por semana.

E atenção! Procure um profissional qualificado para experimentar esse treino, que além de muito benefícios, é estimulante e desafiador, com o bônus de poder ser feito em um período de tempo bem mais curto e mesmo assim ser eficiente.

Resumindo, o HIIT,, quando feito com acompanhamento de um profissional e consciente, emagrece mesmo! Acelera o metabolismo e perde peso.

Busque uma atividade que te dê prazer e mude seu estilo de vida!

Por: Daniela Christoffer

https://www.danichristoffer.com/

https://www.instagram.com/danichristoffer/

Foto: Paulo Campos

Tags: corrida, hiit, Treino Intervalado de Alta intensidade, Caminhada, corda, patins, Ciclismo, remo, natação, calistenia, danichristoffer, Fleekus