BACK
Por que um dos lugares habitados mais antigos do mundo ficará debaixo d'água em alguns meses
g1.globo.com

Por que um dos lugares habitados mais antigos do mundo ficará debaixo d'água em alguns meses

Povoado tem patrimônio arquitetônico e cultural de mais de 12 mil anos, mas seu destino contempla somente mais alguns meses de vida: ele está no meio de um projeto de represas na Turquia.

Internacional

Hasankeyf já assistiu em seus cerca de 12 mil anos de vida à passagem dos impérios Bizantino e Otomano e, hoje, faz parte do território da Turquia. Por sua longa existência, trata-se de um dos povoados habitados mais antigos do mundo.

Mas tudo deverá ir água abaixo, literalmente, nos próximos meses. E não por conta das mudanças climáticas ou algo do tipo. Depois de décadas de planejamento e anos de resistência dos moradores, o governo turco começará a inundar o lugar, cuja história é inscrita em cavernas, tumbas e templos antigos, para torná-lo uma grande represa.

O reservatório de Ilisu faz parte de um plano do governo criado em 1970 com o objetivo de desenvolver o sudeste da Turquia, buscando ajustar a desigualdade desta parte do país em comparação com outras regiões e, também, reduzir a dependência das importações de energia. O projeto inclui ao todo cerca de 20 barragens e 19 usinas hidrelétricas...