BACK
Economia

Copom aumenta a Selic em 1%

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, de forma unânime, acelerar a alta da taxa Selic nesta quarta-feira (4). Após três elevações seguidas de 0,75 ponto percentual nas reuniões anteriores, a autoridade monetária intensificou o tamanho da alta em 1 ponto percentual, com a taxa de juros subindo de 4,25% para 5,25%. A decisão foi em linha com a expectativa de mercado.

O aperto monetário mais intenso está em linha com o que o Banco Central havia prometido após a reunião anterior, em que comprometia aumentar a velocidade das altas caso houvesse deterioração dos dados de inflação e, consequentemente, contaminasse a expectativa de inflação. Na última sexta-feira, o IPCA-15 de julho, prévia da inflação oficial do mês, havia subido 0,72%, acima do consenso do mercado.

Além disso, a expectativa de inflação para 2022 estava se deteriorando, de acordo com o Boletim Focus. Na última segunda-feira, o IPCA de 2022 era projetado em 3,81%, acima dos 3,8% da estimativa da semana e dos 3,77% de quatro semanas atrás, todos acima do centro da meta de inflação de 3,5% estabelecido para o ano que vem.