BACK
Economia

Dívida bruta do país caiu 0,8 ponto percentual em março e atingiu 78,5% do PIB

A dívida bruta do país caiu 0,8 ponto percentual em março e atingiu 78,5% do PIB (Produto Interno Bruto). O Banco Central (BC) divulgou o resultado nesta segunda-feira (16).

O BC calcula a dívida bruta com base nas contas do governo federal, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Estados e municípios. O percentual de março foi o menor registrado desde abril de 2020.

De acordo com o órgão, a redução da dívida se deve principalmente pelos efeitos do PIB nominal, que ajudou a reduzir em 0,8 p.p., e da valorização cambial, que contribuiu com diminuição em 0,4 p.p.

Click to continue reading

No acumulado do 1º trimestre, a dívida caiu 1,8 p.p.; em valores, a dívida equivale a R$ 7 trilhões em março.

Dívida líquida O BC informou ainda que a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) passou de 57,1% para 58,2% do PIB em março. A DLSP atingiu R$ 5,198 trilhões. A dívida líquida apresenta valores menores que os da dívida bruta porque leva em consideração as reservas internacionais do Brasil.

https://www.istoedinheiro.com.br/divida-bruta-do-governo-geral-cai-para-785-do-pib-em-marco-diz-bc/

https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2022/05/epoca-negocios-divida-bruta-do-governo-geral-cai-para-785-do-pib-em-marco-diz-bc.html

https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2022/05/16/divida-bruta-do-governo-geral-cai-para-785-do-pib-em-marco-diz-bc.htm