BACK
Economia

Economista que votou em Lula já fala em efeitos negativos

Em um artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, a economista Elena Landau voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo tendo votado e apoiado sua eleição no ano passado.

No texto, Landau aborda a irresponsabilidade fiscal do atual governo, também pontua os discursos do petista que não reconhecem a culpa da ex-presidente Dilma Rousseff na crise econômica do país e ainda afirma que ele irá “abrir a porteira novamente” para gastar dinheiro sem responsabilidade.

Ao analisar o cenário político e econômico, a economista diz que a narrativa atual do novo governo é abrir caminho para a repetição dos mesmos erros que Lula e Dilma cometeram anteriormente.

Click to continue reading

– Lula resolveu até inocentar Dilma, passando por cima do Judiciário, que não julgou o mérito, e do Congresso, que a condenou por crime de responsabilidade. Vai abrir a porteira novamente. As pedaladas não existiram e “gasto é vida” foi interrompido precocemente por pressão de neoliberais fiscalistas – escreveu a economista de forma irônica.

E continua:

– As centenas de bilhões derramadas no BNDES geraram crescimento e investimento, dizem os dirigentes atuais. Os subsídios implícitos de mais de R$ 300 bilhões nunca entram na conta. Para o governo, a capitalização da Eletrobras é crime de lesa-pátria, mas a destruição da empresa por conta da intervenção de Dilma via MP 579 foi esquecida.

Landau critica a escolha de ministros para conselhos e os pedidos para que o governo tenha mais três assentos na Eletrobras que foi privatizada.

A economista ainda condena o Congresso, por seu interesse no Orçamento e o Judiciário por arquivar processos importantes para o governo Lula.

– Contam com a parceria do Legislativo, interessado nos nacos do Orçamento. Mas o Judiciário dá sua ajuda. É uma sequência de processos arquivados, inclusive o da Transpetro, que já está convocada para construir navios e sondas de novo. O PAC está aí como se tivesse dado certo no passado.

Por fim, a especialista se mostra preocupada com os resultados deste terceiro mandato de Lula e questiona se, para prometer recuperar o país destruído por eles, Lula irá lançar Dilma como presidente novamente.

– Da mesma forma que as raízes da recessão foram plantadas no Lula 2, e aprofundadas por Dilma, vai demorar alguns anos para efeitos negativos deste governo aparecerem. E quem vai corrigir desta vez? Dilma 3? Seria uma reparação justa de Lula à companheira.