BACK
Economia

Lula revoga oferta de Bolsonaro de ter compras públicas do exterior

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu revogar uma proposta à OMC feita em 2020 pelo então ministro da Economia Paulo Guedes para ter estrangeiros participando como fornecedores em compras públicas no Brasil. Eis a íntegra (PDF – 1,3MB) do cronograma que estava sendo seguido e agora foi abandonado pela administração federal.

A Organização Mundial do Comércio recebeu no final de 2020 uma ampliação da proposta do Brasil. A ideia era ter órgãos e entidades da administração pública comprometidos a realizar contratações de bens, serviços e obras com a participação de fornecedores dos países integrantes do chamado GPA (Acordo sobre Compras Governamentais). À época, o Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota oficial criticando a intenção da equipe econômica do governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

A informação foi publicada inicialmente pelo jornal Valor Econômico (para assinantes) neste sábado (27.mai.2023). De acordo com a reportagem, a decisão de retirar a proposta de entrada de estrangeiros em licitações públicas no Brasil está sendo tomada “porque sua abrangência limitaria o espaço para preservar políticas públicas e tornaria o país mais vulnerável, comparado a ganhos incertos”.

Click to continue reading

A missão brasileira junto à OMC já foi instruída sobre a decisão, segundo apurou o Poder360. Um comunicado oficial do governo brasileiro deve ser publicado nos próximos dias.

Essa deliberação não foi uma surpresa depois de uma declaração do presidente Lula nesta semana, na última 5ª feira (25.mai.2023), dizendo que o Brasil resistiria à exigência feita pela União Europeia nas negociações do acordo com o Mercosul de abertura para a participação em compras governamentais. Para o petista, a política do Brasil objetiva proteger as pequena e as médias indústrias no país, que teriam menos concorrência em processo de fornecimento de bens e serviços a governos.

“Tratem de ficar atentos. Estamos próximos de começar a conversar com a União Europeia sobre o acordo com o Mercosul. E é importante vocês saberem que uma das coisas mais importantes que eles querem de nós é que a gente ceda às compras governamentais. Mas não vamos ceder porque a gente vai matar a possibilidade do crescimento da pequena e média empresa brasileira”, declarou Lula a uma plateia de empresários na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).

Na realidade, trata-se de uma política protecionista que não leva em conta possíveis contrapartidas da participação plena do Brasil no Acordo sobre Compras Governamentais, que tem 48 países –que também ofereceriam para empresas brasileiras acesso a processos de licitação. . Segundo o Ministério da Economia durante o governo Bolsonaro, esses mercados representam um mercado de US$ 1,7 trilhão (cerca de R$ 8,5 trilhões de reais).

https://valor.globo.com/opiniao/assis-moreira/coluna/brasil-retira-da-omc-oferta-de-abertura-a-estrangeiros-em-compras-publicas.ghtml