BACK
Economia

PIB do Brasil avança 1,1% no segundo trimestre, aponta FGV

A economia do Brasil cresceu 0,1% em junho e fechou o 2º trimestre com alta de 1,1%, segundo dados divulgados pelo Monitor do Produto Interno Bruto (PIB), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta terça-feira (16).

Em termos monetários, estima-se que a produção da economia nacional entre os meses de abril e junho somou de R$ 4,6 bilhões.

Na comparação anual, a economia cresceu 3% no segundo trimestre e 2,7% em junho.

Click to continue reading

Para a coordenadora da pesquisa Juliana Trece, o dado positivo ocorre com o desempenho positivo das três grandes atividades econômicas.

Ela, no entanto, destaca a redução do ritmo da atividade econômica devido aos juros que estão em patamares elevados, e a despeito da expectativa de redução do ritmo inflacionário.

“Pela ótica da demanda, o consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo são os principais componentes a explicar o crescimento do PIB no trimestre. Pode-se destacar que os estímulos aplicados a economia, como a liberação do FGTS e a redução dos preços de alguns produtos considerados essenciais surtiram efeito positivo, pelo menos no curto prazo”, afirma Juliana.

O dado sinaliza para a expansão da soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil entre os meses de abril e junho, assim como mostrou o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) divulgado na segunda-feira (15) ao indicar crescimento de 0,69% da economia no período.

O consumo das famílias também cresceu 1,8% no segundo trimestre, comparado ao primeiro e 0,3% em junho frente a maio.

Na comparação interanual houve crescimento de 4,3% no período de três meses.

No trimestre, todos os componentes do consumo cresceram, a exceção do consumo de bens duráveis, o que seria esperado tendo em vista o nível elevado dos juros.

Entre os que cresceram o maior destaque continua sendo o consumo de serviços.