BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Economia

Associação que reúne 450 bancos internacionais vê dólar a R$ 4,50

Relatório do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) traz previsões alvissareiras para a economia brasileira. A associação comercial reúne 450 bancos e fundos de investimentos de 70 países. Divulgado na quinta-feira 24, o documento aposta em uma valorização do Real ainda mais acentuada nos próximos meses, cotado a R$ 4,50 por dólar. As análises do IIF estimam, ainda, que o Brasil caminha para ter o melhor resultado em suas contas externas desde o biênio 2003/2004 — o que favorece a apreciação do Real frente às principais moedas globais, segundo a papelada.

Conforme a entidade, a valorização das commodities exportadas pelo Brasil é de tal proporção que afasta, inclusive, o temor de descontrole das contas públicas. Nesse cenário, o governo também tende a arrecadar mais com a atividade em geral e os negócios de exportadores. Entre os pontos positivos salientados pelo IIF que justificam o cenário animador estão o avanço da vacinação contra a covid-19 no mundo inteiro e a reabertura das economias. Os elementos confirmam as avaliações de economistas ouvidos pela Revista Oeste, na reportagem “Os reais números da economia brasileira”.

O IIF considera que o Brasil poderá alcançar nos próximos meses um superávit em conta corrente (nas transações com o resto do mundo) equivalente a 2% do Produto Interno Bruto em função da valorização das commodities e da melhora nos termos de troca.