BACK
Economia

Executivo da Natura diz que Brasil não está fazendo o suficiente para impedir o desmatamento ilegal

"O governo brasileiro precisa fazer mais para combater o aumento do desmatamento ilegal na floresta amazônica, que está prejudicando a reputação dos negócios do país", disse João Paulo Ferreira, CEO para a América Latina da fabricante de cosméticos Natura & Co.

A comunidade empresarial está tendo discussões positivas com o vice-presidente Hamilton Mourão, que assumiu a liderança nas questões da Amazônia, explicou Ferreira.

"Mas essa conversa ainda não está se refletindo nas ações do governo. Por que não há resultados?” Perguntou Ferreira.

Click to continue reading

A Natura usa uma variedade de ingredientes da Amazônia em seus cosméticos, geralmente adquirindo-os através de comunidades indígenas locais ou outras comunidades tradicionais de coletores.

O desmatamento na Amazônia atingiu um pico de 12 anos em 2020, mostraram dados do governo, com uma área sete vezes o tamanho de Londres sendo desmatada.

Os defensores do meio ambiente culpam o presidente Jair Bolsonaro, que presidiu a escalada na destruição. O líder de direita diz que a Amazônia deve ser desenvolvida para eliminar a pobreza, enquanto os ativistas dizem que ele incentiva a extração ilegal de madeira, mineração e pecuária.

Ferreira disse que o governo está desmantelando mecanismos de proteção ambiental e desconsiderando fatos científicos, embora não tenha mencionado o nome de Bolsonaro.

"Embora os negócios da Natura não tenham sido afetados, a política do governo para a Amazônia está prejudicando as exportações brasileiras e fazendo com que alguns produtos sejam vendidos com desconto", disse Ferreira.