BACK
Economia

Importação de vinho malbec cresce 42% no Brasil em 2020

A importação de vinhos da uva Malbec no Brasil cresceu 42% em 2020 em relação a 2019. A Argentina, principal exportadora deste tipo de uva no mundo, foi responsável por quase 90% das importações de Malbec no país, mantendo a sua liderança isolada no ranking dos rótulos mais consumidos e aprovados por brasileiros, segundo dados divulgados recentemente pela Ideal Consulting. Já entre os vinhos tintos, o Malbec é o segundo preferido entre os brasileiros, atrás apenas do Cabernet Sauvignon, de acordo com a Wine Intelligence

Apesar de ter sua origem na França, foi na Argentina que a uva Malbec melhor se desenvolveu e transformou o país vizinho em seu maior produtor mundial, onde a variedade adaptou-se melhor do que qualquer outra região do mundo. Sua adaptação se deu, principalmente, em função do solo seco, das altas temperaturas e da alta altitude.

Cabe destacar que os sabores variam de uma região para outra, tornando-os singulares e elevando a experiência gastronômica de quem os consome. A versão argentina da Malbec, por exemplo, possui uvas com cachos menores e densos, que resultam em frutos proporcionalmente menores.

Click to continue reading

A vinícola Doña Paula, fundada em 1997 em Mendoza, na Argentina, e produtora de vinhos premium e, uma das principais vinícolas argentinas que importam para o país, observou um aumento de mais de 190% no volume de importação para o Brasil entre 2019 e 2020 com o lançamento no Brasil de produtos já reconhecidos no exterior como Los Cardos, Doña Paula Estate e o ícone da vinícola Seleccion de Bodega.

Tags: Vinhos, malbec, Argentina, França, uva, vinicola