BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Surto de doença misteriosa na China

Nas últimas semanas, uma nova e misteriosa doença respiratória apareceu na cidade de Wuhan, na província de Hubei, que deixou 44 pessoas doentes no início de janeiro.

Já sabe-se que esse surto de pneumonia não é SARS, mas possui relação com a assustadora síndrome. A SARS (síndrome respiratória aguda súbita) é um vírus contagioso e mortal que atingiu a China em 2003.

Na quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde emitiu um comunicado dizendo que a doença enigmática é causada por um novo coronavírus. Os coronavírus podem variar em gravidade, do resfriado comum a cepas mais mortais, como SARS e síndrome respiratória no Oriente Médio.

Clique para continuar lendo

Investigadores chineses fizeram a descoberta após o sequenciamento genético de uma amostra do vírus coletado de um paciente. O vírus causou sintomas graves em alguns, mas não parece ser altamente contagioso.

A maioria dos casos está ligada a um mercado específico de frutos do mar, com revendedores e fornecedores entre os pacientes. Os investigadores ainda estão rastreando a fonte da doença.

"A identificação preliminar de um novo vírus em um curto período de tempo é uma conquista notável e demonstra a capacidade aumentada da China para gerenciar novos surtos", afirmou a OMS. A agência continuará monitorando a situação.

Fonte: CNet

Tags: SARS, vírus, China, mercado de frutos do mar, Organização Mundial da Saúde, OMS, pneumonia