BACK
Economia

Brasil bate recorde de exportação de carne bovina apesar de embargo da China

O Brasil exportou 187 mil toneladas de carne bovina em setembro, maior volume embarcado em um mês, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) divulgados na 6ª feira (1.set.2021). O marco ocorre em meio a dúvidas de com lotes enviados à China apesar da suspensão da exportação de carne do Brasil pelo país.

De acordo com o governo, a média diária exportada de carne bovina ficou em 8,9 mil toneladas em setembro/21, o que representa uma alta de 31,38% em comparação a média do total exportada no mesmo período do ano passado, que ficou em 6,77 mil toneladas. O recorde mensal anterior foi registrado em agosto, quando foram exportadas 181,6 mil toneladas da carne in natura.

O (Mapa) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ainda aguarda um parecer das autoridades sanitárias chinesas sobre a retomada da compra do produto brasileiro.

Click to continue reading

A suspensão foi adotada depois de identificados 2 casos de “mal da vaca louca” na carne de 2 frigoríficos, 1 em Belo Horizonte (MG) e outro em Nova Canaã do Norte (MT). Esperava-se, no entanto, que a exportação fosse retomada em poucos dias, como em episódios anteriores. Mesmo assim, os lotes que estavam no porto prontos para embarque foram enviados depois da suspensão, o que ajudou a aquecer os dados de setembro.